Parlamento Metropolitano oficializa convite a Morungaba para integrar discussões da RMC

Embora a cidade ainda não pertença oficialmente à Região Metropolitana de Campinas, ideia é que vereadores já integrem desde já as discussões do Parlamento

 

O município de Morungaba foi convidado, oficialmente na última segunda-feira, 23, a integrar as discussões do Parlamento Metropolitano da RMC - órgão que congrega os interesses das 19 câmaras da região de Campinas.

 

O convite foi feito pessoalmente ao presidente da Câmara de Morungaba, Marco Antonio de Oliveira (PSD) pelo presidente do Parlamento, Lorival Messias de Oliveira (PT), que também preside a Câmara de Valinhos.

 

Desde 2006 Morungaba vem solicitando sua inclusão na RMC, como forma de atrair recursos de outras esferas para aplicação em obras de infraestrutura. Com pouco mais de 12 mil habitantes, o município tenta se beneficiar da junção ao bloco, que representa 1,7% do PIB nacional.

 

A cidade faz limite com Campinas, já foi distrito de Atibaia e, apesar de ter vínculo com as cidades vizinhas, seu ingresso oficial ainda depende da aprovação do governo estadual. “Nós gostaríamos de contar com a participação de Morungaba nas nossas discussões. Sabemos que a inclusão do município na RMC ainda depende da aprovação do governador, entretanto vocês já podem ir se inteirando das discussões acerca da região e contar conosco para auxiliar nos problemas da cidade”, convidou Lorival.

 

Assim como o Parlamento Metropolitano, o Conselho de Desenvolvimento da RMC -que reúne os prefeitos da região – aprovou no mês de agosto a participação de Morungaba nas reuniões ordinárias do órgão, como forma de pressionar o governo do estado a autorizar a junção ao bloco. “Ficamos muito felizes com o convite, com certeza iremos participar das reuniões e pedimos desde já o apoio do Parlamento para cobrar do governo do estado uma posição. Não tenho dúvidas que Morungaba irá se fortalecer muito com essa integração”, agradeceu Marco Antonio de Oliveira.

 

Durante o encontro, os presidentes ainda conversaram sobre as peculiaridades de cada município e sobre os temas já desenvolvidos nas reuniões do Parlamento Metropolitano e suas incidências sobre a região, como a questão do transporte público.

 

 

Reunião em Itatiba

 

Os assuntos que farão parte da pauta da próxima reunião foram apresentados ao vereador morungabense, que ficou muito interessado no debate sobre as novas regras para iluminação pública, a partir da Portaria nº 414/10 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

 

De acordo com a resolução, a manutenção da infraestrutura da iluminação pública ficará a cargo dos municípios, em cumprimento a Constituição Federal.  A explanação será feita por técnicos da CPFL que estão preparando um esboço a ser apresentado sobre a situação em cada município.

 

O projeto Vizinhança Solidária, uma experiência bem sucedida no município de Vinhedo, também estará sendo demonstrado aos vereadores metropolitanos, como forma de coibir a criminalidade em toda a região.

 

Outros assuntos integram a pauta como a proposta de criação de uma Frente Parlamentar Ambiental, bem como, a discussão sobre a extinção dos pontos facultativos nos órgãos públicos.

 

A reunião ordinária do Parlamento Metropolitano da RMC acontece na próxima sexta-feira, 27/09 às 9h na Câmara Municipal de Itatiba (Rua Romeu Augusto Rela, 1.100 – Bairro Engenho) e é aberta a toda população.