Eventos aumentam a participação popular na Câmara

Mandato do presidente Lorival otimizou espaço público

 

A população de Valinhos está comparecendo com mais frequência à Câmara para prestigiar os eventos sediados no plenário multiuso. Com a construção do novo prédio, que possui mais de 7 mil metros quadrados, os cidadãos valinhenses agora podem contar com um novo espaço para assistir a palestras, fóruns, workshops e sessões solenes. Somente neste primeiro semestre de 2013, mais de 3 mil assinaturas foram feitas no livro de presença da Câmara.


De acordo com o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), a participação popular é importante. “Valinhos estava carente de espaço para a realização de eventos. Além de assistir às cerimônias, a população também tem a oportunidade de conhecer a Câmara, que é a casa do povo”, afirmou.


Dos 31 eventos realizados no prédio do Poder Legislativo, 10 foram organizados pela própria Câmara, como a sessão solene de Ação de Graças, o lançamento da Campanha da Fraternidade e as cerimônias para entrega de medalhas e títulos de cidadão valinhense. O restante foram eventos promovidos por organizações não governamentais, secretarias municipais e entidades assistenciais, educacionais e culturais.


A fase municipal do Mapa Cultural Paulista foi o evento que trouxe o maior número de pessoas à Câmara. No total, 286 pessoas ocuparam as cadeiras do plenário multiuso para assistir a duas peças teatrais que disputavam a classificação para a próxima fase do programa. A peça ‘Velório à brasileira, do grupo do Centro Artístico Ligia Loschi – Conservatório de Valinhos – foi a vencedora.


Em seguida, configura entre os eventos mais movimentados, a entrega de títulos de cidadão valinhense para o padre Rogério Canciam e para o pastor Hiran Pimentel. A cerimônia ocorreu no dia 12 de junho e registrou público de 267 pessoas.


A apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas, que foi um presente dado à cidade pela Prefeitura, por ocasião do aniversário de 117 anos do município, também trouxe muitos valinhenses à Câmara: 214 pessoas assinaram o livro de presença.