Câmara recebe banco do projeto de conscientização ambiental “Viver Valinhos”

Quem entrar na recepção da Câmara irá se deparar com um lindo móvel feito com madeiras recicláveis retirados da operação “Cidade Limpa”, uma espécie de cata-bagulho, realizada pela Prefeitura de Valinhos.

O projeto intitulado “Viver Valinhos”, com o tema "Pensar! Criar! Reaproveitar sempre!" e lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), tem o objetivo de reaproveitar materiais usados, com exposição de peças ornamentais, que estão sendo transformadas a partir de materiais descartados pela população.

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), foi de perto conferir o móvel e aprovou a ideia. “Esta iniciativa é de grande importância para a cidade, pois demonstra como podemos transformar lixo em peças úteis. Além de contribuirmos com a limpeza, estamos tornando algo inutilizável em algo útil. Serve de exemplo para toda a sociedade. É Valinhos no rumo certo da sustentabilidade”, disse.

"Viver Valinhos"
Sob a coordenação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o projeto envolve as diversas secretarias municipais, o DAEV (Departamento de Águas e Serviços Urbanos), o Fundo Social de Solidariedade e parceiros da iniciativa privada.

Amostras dos objetos recolhidos na operação "Cidade Limpa" que vão compor a exposição do "Viver Valinhos" estão sendo transformados pelos próprios funcionários das secretarias envolvidas. Já as 18 empresas parceiras ficaram responsáveis pela composição das peças confeccionadas a partir de pneus, caixas, tambores, pallets e sucatas.

Os objetos reaproveitados ficarão expostos em praças, órgãos públicos e no CLT, onde também será desenvolvido um trabalho educativo.