As últimas de Valinhos

Camâra de Valinhos

Vereadores fazem perguntas ao secretário de Obras e discutem causa animal, na sessão desta terça, 14

15/05/2013 16h34

 
Seis projetos de lei foram discutidos, entre eles o que concede subsídio a estudantes

  

Durante a sessão desta terça-feira (14/05), os vereadores receberam a visita do secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon. Ele esteve na Câmara após ser convidado a falar das ações desenvolvidas pela pasta nestes primeiros meses de gestão. Outros seis projetos de lei, um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de resolução, um projeto de decreto e seis moções foram discutidos. Entre os projetos, destaque para o concede subsídio no transporte de estudantes para outras cidades.
 
O convite para o secretário Abraão Michelon comparecer à Câmara partiu do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), na sessão do dia 9 de abril. Na ocasião, o plenário discutiu o estado de conservação da Avenida Vice-prefeito Anésio Capovilla, levantado pelo vereador Lorival (PT). Michelon se posicionou na tribuna e por cerca de uma hora e meia falou dos serviços realizados pela secretaria e respondeu aos questionamentos dos vereadores.
 
No início de sua explanação, o secretário de Obras exibiu fotos que mostraram as ações da pasta. Foram destacadas a pavimentação de ruas no Jardim Alvorada, a obra de drenagem no cruzamento das Avenidas Joaquim Alves Correia e Independência, o desassoreamento do córrego da Avenida Invernada, a limpeza de bueiros e os serviços de podas de árvores. Michelon ressaltou que a demanda da secretaria é grande, mas que graças ao esforço dos funcionários, a Prefeitura tem conseguido “colocar a manutenção da cidade em dia”.
 
O secretário também destacou os resultados da operação “Cidade Limpa”, ocorrida nos meses de março e abril. Ao todo, 131 bairros foram atendidos em seis finais de semana. “Foi feita uma faxina geral. Além de limpar as ruas, eliminamos os possíveis criadouros de mosquitos da dengue. Valinhos reduziu os casos da doença, enquanto outras cidades da Região Metropolitana de Campinas apresentam elevação nos índices”, disse.
 
 
Ponte no Capuava
 
Aberto o espaço para os vereadores questionarem Michelon, Tunico (PMDB) trouxe o caso da reconstrução da ponte no Bairro Capuava. O pedido de realização da obra já foi feito diversas vezes por meio de indicações e moções de apelo apresentadas na Câmara. O secretário respondeu ao questionamento dizendo que, desde o início da gestão, o prefeito busca solução para o caso. “Estamos realizando estudos e buscando recursos para a obra”, pontuou.
 
 
Incêndio na Recoopera
 
O drama dos 34 trabalhadores da Recoopera foi levantado pelo vereador Dinho (PCdoB). Representantes da cooperativa acompanharam a sessão no plenário para ouvir as soluções para o caso. Dinho perguntou ao secretário Abraão Michelon que medidas estão sendo adotadas para amparar as famílias. Michelon disse que a Prefeitura está mantendo contato com cooperativas para que elas possam receber, temporariamente, os trabalhadores da Recoopera. “Nosso objetivo é permitir que os membros da cooperativa fiquem em outro local por um período de 90 dias, que é o tempo necessário para que a Prefeitura busque um novo local para as atividades da cooperativa”, explicou.
 
O vereador Henrique Conti (PV) pediu empenho para que a solução seja encontrada antes dos 90 dias. “A Recoopera tem um trabalho importante no município e não pode ficar aguardando. Espero que a cooperativa ainda seja referência na região”, afirmou.
 
 
Serviços públicos no Nova Palmares
 
O vereador Lorival cobrou do secretário uma posição referente à falta de serviços públicos no Bairro Nova Palmares. O vereador disse que os moradores pagam impostos à Prefeitura há anos, mas que até hoje não tiveram nenhum retorno da Administração. “Quem mantém os bairros são os moradores, por meio da associação”, destacou. Lorival questionou argumentos da Prefeitura de que o bairro ainda depende de regularização para receber manutenção. “A engenheira que cuidou do projeto está aqui no plenário”, disse.
 
Michelon disse que não podia responder o caso do Nova Palmares, pois o assunto era de competência da Secretaria de Planejamento. “O secretário Paulo Bandina está resolvendo questões legais do bairro. Temos o desejo de resolver o problema o quanto antes”, garantiu.
 
 
Projetos aprovados
 
A Câmara aprovou projeto de emenda à Lei Orgânica, proposto pelo Poder Executivo, que concede subsídio ao transporte de estudantes para outras cidades. De acordo com o texto, os alunos podem ter de 50% a 100% de subsídio, de acordo com critérios socioeconômicos. Paulo Montero (PMDB), que havia pedido vistas regimentais por entender que os critérios a serem adotados deveriam ser claros, votou a favor do projeto. “Conversei com o prefeito e ele me garantiu que, quando forem estabelecidos os critérios, a Câmara será comunicada e haverá discussão”, justificou.
 
Por se tratar de emenda à Lei Orgânica, o projeto depende de duas discussões. A propositura volta a ser debatida, na Câmara, na sessão do dia 28.
 
Os vereadores também aprovaram projeto de resolução que cria o programa “Conhecendo a Câmara”. O autor da proposta, vereador Lorival, disse que o objetivo é aproximar o Poder Legislativo dos estudantes da rede de ensino de Valinhos.  O programa vai incluir palestras e atividades que abordam os Poderes Públicos, o papel do vereador, do prefeito e do Judiciário.
 
O líder do Governo na Câmara, vereador Rodrigo Popó (PSDB), destacou a importância do projeto dizendo que “os jovens vão ter o conhecimento necessário para participar da vida política da cidade”.
 
A Câmara aprovou, ainda, projeto do Poder Executivo que reduz juros e multas sobre débitos  devidos à Prefeitura e ao DAEV – Departamento de Águas e Esgotos. O texto foi aprovado com 3 emendas.
 
 
Causa animal
 
A moção de apelo, apresentada pelo vereador César Rocha (PV), que solicita estudos para celebração de convênios entre a Prefeitura e clínicas veterinárias foi aprovada. A moção rendeu discussões que terminaram com um convite para que a secretária de Saúde e a diretora da Vigilância Sanitária compareçam à Câmara. A sugestão foi iniciativa do vereador dr. Orestes Previtale (PMDB).
 
César mostrou fotos com animais machucados e abandonados nas ruas da cidade. Ele destacou que o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses - não consegue dar conta da forte demanda para recolher animais que atacam pedestres ou que precisam de atendimento veterinário. Dr. Moysés pontuou que as clínicas e os hospitais têm interesse em prestar o serviço.
 
Popó afirmou que a Prefeitura tem conhecimento de que o CCZ apresenta dificuldades de ordem administrativa. Ele sugeriu que seja construído um setor no órgão que cuide, especificamente, do bem-estar animal.
 
O vereador Israel Scupenaro (PMDB) salientou que é preciso conscientizar a população sobre o trato com os animais. A ideia é que sejam feitas campanhas em contas de água e em panfletos espalhados pelo município.
 
Henrique Conti lembrou que a Câmara aprovou projeto que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. “É preciso colocar esse conselho para funcionar”, cobrou.
 



Notícias relacionadas

  • Vereadores discutem falta de manutenção nas ruas durante nona sessão do ano

      Presidente vai convidar secretário de Obras e Serviços Públicos para…

    leia mais leia mais
  • Dr. Moysés sugere vinda do secretário de Obras e Serviços Públicos na Câmara

      Vereador quer que ele fale das ações planejadas para resolver problemas em…

    leia mais leia mais
  • Subsídio para estudantes e reserva de imóveis para deficientes são discutidos nesta terça-feira, 14

    Vereadores também recebem a visita do secretário de Obras e Serviços…

    leia mais leia mais
Câmara Municipal de Valhinhos
Notícias
  • Representantes da Prefeitura e da Recoopera são ouvidos em CPI

    A CPI que apura fatos relacionados à desocupação do imóvel onde...

    leia mais leia mais
  • Projeto institui selo para contemplar empresas que atuem na causa animal

    A vereadora Mônica Morandi (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (18),...

    leia mais leia mais
  • Conti propõe reserva de área verde em novos estacionamentos construídos em Valinhos

    O vereador Henrique Conti (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (18), projeto...

    leia mais leia mais
  • Veiga sugere liberar aclives e declives de terrenos para construção de escritórios, banheiros e áreas de lazer

    O vereador Veiga (DEM) é autor do projeto de lei que libera as áreas em aclive e...

    leia mais leia mais
  • Dalva Berto propõe dia de conscientização sobre o Lúpus, doença que atinge cerca de 65 mil pessoas no Brasil

    A vereadora Dalva Berto (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (18), projeto...

    leia mais leia mais
  • Prefeito retira projeto de mudanças no Código Tributário

    Depois de cerca de 10 reuniões entre Executivo, Legislativo e associações da...

    leia mais leia mais
  • Projeto aprovado permite que entidades assistenciais usem espaço público para venda de produtos

    Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (18), projeto de...

    leia mais leia mais
  • Quatro projetos do Executivo estão na pauta da sessão desta terça-feira, 18

    Quatro projetos do Poder Executivo estão na pauta da sessão desta terça-feira...

    leia mais leia mais
  • Lei abre possibilidade do uso de contêineres para residência e comércio

    O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (MDB), promulgou a lei que abre a...

    leia mais leia mais
  • Câmara faz sessão solene para comemorar 25 anos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

    A Câmara realiza na quinta-feira (20), às 19h, sessão solene para comemorar os...

    leia mais leia mais
  • Vereadores aprovam dois projetos de lei, sete moções e 15 requerimentos em sessão extraordinária

    Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (13), em sessão extraordinária, dois...

    leia mais leia mais
  • Mônica Morandi quer proibir canudos de plástico no comércio de Valinhos

    A vereadora Mônica Morandi (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (11),...

    leia mais leia mais
  • Presidente convoca sessão extraordinária para limpar pauta de votações

    O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (MDB), convocou sessão...

    leia mais leia mais
  • Projeto aprovado propõe levar atendimento veterinário gratuito aos bairros

    Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (11) projeto de...

    leia mais leia mais
  • Mudanças no Código Tributário do Município estão na pauta da sessão desta terça-feira, 11

    O projeto de lei do Poder Executivo que faz mudanças no Código Tributário...

    leia mais leia mais
  • Câmara em Números - Agosto 2018

    A Câmara publica o extrato mensal com a quantidade de proposituras apresentadas pelos...

    leia mais leia mais
  • Lei que autoriza morador contratar empresa para corte e poda de árvores é publicada

    O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (MDB), promulgou na segunda-feira (3) a lei...

    leia mais leia mais
  • Conti sugere programa para reaproveitar restos de madeira e podas de árvores

    O vereador Henrique Conti (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto...

    leia mais leia mais
  • Aguiar propõe criação de “Banco de Óculos” em Valinhos para ajudar pessoas carentes

    O vereador Aguiar (PSDB) propôs, em projeto de lei apresentado na sessão desta...

    leia mais leia mais
  • Projeto prevê norma para permitir poda de árvores que invadem imóvel vizinho

    O vereador Veiga (DEM) apresentou projeto de lei que modifica o Código de Posturas do...

    leia mais leia mais
  • Projeto cria Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Depressão

    Está em tramitação na Câmara projeto de lei do vereador Kiko Beloni...

    leia mais leia mais
  • Projeto do vereador Giba quer ampliar divulgação sobre os direitos da pessoa com câncer

    O vereador Giba (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (4), projeto de lei que...

    leia mais leia mais
  • Projeto do vereador César Rocha estimula soltura de animais silvestres

    O vereador César Rocha (Rede) apresentou, na sessão desta terça-feira (4),...

    leia mais leia mais
  • Uso de contêineres para residência e comércio é aprovado pelos vereadores

    O uso de contêineres para residências e comércios em Valinhos foi aprovado pelos...

    leia mais leia mais
  • Fórum na Câmara vai discutir direitos sociais das pessoas com câncer

    O Grupo Rosa e Amor, em parceria com a Câmara, promoverá durante todo o dia 11 de...

    leia mais leia mais
  • Veto ao uso de contêineres para residência e comércio deve ser discutido nesta terça-feira, 4

    Os vereadores devem discutir na sessão desta terça-feira (4) o veto total do Poder...

    leia mais leia mais
  • Simpósio na Câmara discutirá direito desportivo

        A OAB Valinhos, em parceria com a Câmara, vai promover na sexta-feira (31), das...

    leia mais leia mais
  • Projeto obriga apresentação de carteira de vacinação para matrícula nas escolas municipais de Valinhos

    O vereador Giba (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (28), projeto de lei...

    leia mais leia mais
  • Projeto sugere diretrizes para humanizar atendimento na saúde pública

    O vereador Kiko Beloni (PSB) apresentou, na sessão desta terça-feira (28), projeto de...

    leia mais leia mais
  • Vereadores aprovam projeto que cria polo de ecoturismo na Serra dos Cocais

    Foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (28) projeto de lei do...

    leia mais leia mais
  • Projeto que regulariza feira livre no Jardim São Bento é aprovado

    O projeto de lei apresentado pelo vereador Franklin (PSDB), que regulariza a feira livre que ocorre...

    leia mais leia mais
  • Plenário derruba veto a projeto que autoriza proprietários de imóveis providenciarem poda e corte de árvores

    Os vereadores derrubaram com 14 votos, na sessão desta terça-feira (28), o veto do...

    leia mais leia mais
  • Projeto que pretende criar polo de ecoturismo na Serra dos Cocais está na pauta da sessão

    Está na pauta da sessão desta terça-feira (28) projeto de lei do vereador...

    leia mais leia mais
  • CPI do Valiprev encerra fase de oitivas

    A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga supostas irregularidades no...

    leia mais leia mais
  • Projeto obriga sistemas de coleta de óleo de cozinha em novos condomínios

    Está em tramitação na Câmara projeto de lei do vereador Veiga (DEM) que...

    leia mais leia mais
  • Lei prevê ajuda de voluntários na Coordenadoria do Bem-Estar Animal

    Foi sancionada pelo prefeito Orestes Previtale (PSB) a lei que abre espaço na Coordenadoria...

    leia mais leia mais
  • Ocupação em fazenda na Estrada do Jequitibá é debatida na Câmara

    A situação das centenas de famílias que ocupam uma fazenda na Estrada do...

    leia mais leia mais
  • Vereadores aprovam projeto para facilitar regularização de imóveis em Valinhos

    Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (21) projeto de...

    leia mais leia mais
  • Câmara entrega título a três novos Cidadãos Honorários

    A Câmara realiza sessão solene na quinta-feira (23), às 19h, para entrega de...

    leia mais leia mais
  • Projeto que declara Associação do Senhor Jesus como entidade de utilidade pública está na pauta da sessão

    Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (21) projeto de lei que declara...

    leia mais leia mais
  • CPI ouve presidente do Conselho Administrativo do Valiprev

    A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas irregularidades no...

    leia mais leia mais
  • CPI do Valiprev marca oitivas para os dias 16 e 20

        A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas...

    leia mais leia mais
  • Regulamentação de lei que normatiza comércio ambulante em Valinhos é discutida na Câmara

    Os vereadores discutiram, na sessão desta terça-feira (14), a...

    leia mais leia mais
  • Vereadores discutem implantação de “onda verde” nos semáforos do município

    O pedido de implantação em Valinhos da chamada “onda verde”, que é...

    leia mais leia mais
  • Criação de “Patrulha Maria da Penha” em Valinhos volta a ser tema de projeto na Câmara

    A criação de uma “Patrulha Maria da Penha” para acompanhar e fiscalizar o...

    leia mais leia mais
  • Projeto garante espaço exclusivo para pessoas com deficiência assistirem a eventos do município

    O vereador Rodrigo Toloi (DEM) apresentou, na sessão desta terça-feira (14), projeto...

    leia mais leia mais
  • Conti apresenta projeto que amplia possibilidades para realização de audiências públicas

    O vereador Henrique Conti (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (14), projeto...

    leia mais leia mais
  • Pauta da sessão tem 24 itens aguardando discussão e votação do plenário

    A pauta da sessão desta terça-feira (14) está com 24 itens aguardando...

    leia mais leia mais
  • Presidente do Instituto INDEC presta depoimento na CPI do Valiprev

    O presidente do Instituto INDEC, responsável pela organização do concurso...

    leia mais leia mais
  • Projeto prevê “telhado verde” em construções de Valinhos

    O vereador Veiga (DEM) apresentou, na sessão desta terça-feira (7), projeto de lei...

    leia mais leia mais
Arquivo de Noticias
Hino de Valinhos
Vídeo Institucional