Bancada do PSDB na Câmara faz apelo para Estado trazer ETEC e FATEC a Valinhos

 
Os vereadores Rodrigo Popó, Kiko Beloni e Edson Batista (todos PSDB) apresentaram, na sessão desta terça-feira (19/03), moção de apelo ao Governo Estadual, pedindo a vinda de cursos técnicos para a cidade. Atualmente, apenas dois cursos da ETEC – Escola Técnica Estadual - são oferecidos em Valinhos. Por essa razão, os vereadores pedem instalação completa da unidade, assim como a construção de uma FATEC - Faculdade de Tecnologia Estadual.

Segundo os vereadores, é importante oferecer aos jovens um ensino técnico e superior de qualidade para inserção deles no mercado de trabalho. “Promover a educação profissional pública, atendendo às demandas sociais, é cuidar do futuro de muitas famílias, já que o jovem de hoje será o pai de amanhã” justificaram Kiko, Popó e Batista.

As ETECs e FATECs são administradas pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo Estadual vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Hoje, são, aproximadamente, 200 ETECs e 51 FATECs em mais de 150 municípios paulistas. Mais de 100 cursos são oferecidos no setor industrial, agropecuário e de serviços.

A moção será discutida e votada na próxima sessão, dia 26.