Clube de Mães completa 40 anos e

No próximo dia 11 de fevereiro a Associação dos Clubes de Mães de Valinhos irá completar 40 anos de fundação. Em função disso o vereador Clayton Roberto Machado (PSDB), apresentou requerimento ao presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), para que o Legislativo realize no dia 10 de março, uma sessão solene em homenagem a instituição.

A proposta do vereador Clayton é que a solenidade seja realizada na semana do dia 8 de março, quando se comemora a Semana da Mulher. Para ele, nada mais dignificante que prestar a devida homenagem ao Clube de Mães, que ao longo desses 40 anos vem prestando relevantes serviços a mulher Valinhense.

A Associação do Clube de Mães de Valinhos que tem como presidente aSra. Maria do Carmo Salvatto Braz, mas que por problemas de saúde está afastada e quem atualmente responde pela Associação é sua vice-presidente Marilene Aparecida dos Santos.
 
Histórico
O Clube de Mães surgiu em Valinhos em 1971, quando o Departamento Social da Prefeitura iniciou o trabalho com  um grupo mães em quatro bairros periféricos, tendo como objetivo a educação de base e atividades artesanais.

Foram realizados treinamentos pelo serviço social e algumas mulheres da sociedade assumiram voluntariamente a responsabilidade de desenvolver um trabalho de educação de base e iniciar as mulheres na arte dos trabalhos manuais.

O Movimento ganhou importante repercussão pela cidade, especialmente no meio feminino. No mesmo ano, além dos quatro grupos iniciais, vários outros foram iniciados.

O movimento está sempre presente nas atividades do município, expondo e vendendo seus trabalhos de artesanato, propiciando com isso maior espaço e oportunidade de divulgação do programa.

Diante do interesse das mulheres dos Clubes de Mães, de aprender e aprimorar o artesanato, e da atual situação socioeconômica em que se encontra a maioria da população, com crescente necessidade de alternativas de geração de renda, constatou-se a importância de intensificar de técnicas de cursos artesanais nos grupos.

Atualmente, existem 25 grupos de Clube de Mães com aproximadamente 600 associadas, reunindo-se semanalmente nos bairros onde são realizadas algumas atividades: cursos, palestras, chás, bingos, passeios.

O Movimento Clube de Mães possui também uma loja no Centro da cidade o CEAR (Centro de Artesanato dos Clubes de Mães), que é um local de exposição e venda dos trabalhos confeccionados pelas integrantes.